O "Dezembro Vermelho" é uma campanha brasileira que promove a prevenção, assistência, proteção e a promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A campanha é realizada todos os anos para aumentar a conscientização da população brasileira sobre o vírus HIV (AIDS) e outras infecções, combatendo a discriminação e os estigmas.
Na sua última ação interna de saúde de 2024, o IPSM, em parceria com o Grupo Orizonti, realizou uma palestra com o tema "Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)", reforçando a conscientização sobre o Dezembro Vermelho.
O evento aconteceu na tarde do dia 16Dez2024, no auditório do IPSM, e contou com a presença de colaboradores e servidores. O médico infectologista e coordenador da Infectologia Clínica do Instituto Orizonti, Dr. Flávio de Souza Lima, reforçou a importância da campanha e afirmou que, apesar dos avanços científicos, o tema continua sendo um grande desafio para a saúde pública.
Ao longo de toda a exposição, o médico destacou que o Dezembro Vermelho é uma iniciativa importante, para garantir que todas as pessoas, independentemente de sua origem, orientação sexual ou identidade de gênero, tenham acesso a informações e cuidados de saúde de qualidade. Ele também comentou sobre as formas de prevenção, ressaltando que o diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos adequados são fundamentais para reduzir o impacto das ISTs.
E, ao final do evento, técnicas do Grupo Orizonti estiveram no auditório, para aferir a pressão dos colaboradores e explicar sobre a importância do acompanhamento médico.
O IPSM acredita que conscientizar sobre o Dezembro Vermelho é reforçar o compromisso com a vida, com a inclusão e com a solidariedade. Assim, estamos unidos à luta para erradicar o preconceito e a desinformação.
Data: 26/12/2024 15:06:29