Solenidade de aniversário do IPSM celebra 113 anos de história e compromisso com a Família

No dia 19 de setembro de 2024, no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), o Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) celebrou seus 113 anos em uma prestigiada solenidade, que também marcou o Dia do Pensionista do Instituto.

Foto1  Foto 10

O evento reuniu autoridades civis e militares, pensionistas, servidores, colaboradores, parceiros e amigos em uma comemoração marcada por homenagens e discursos, que reforçaram a importância do IPSM e o que a instituição representa para a Família Militar Mineira.

Um dos momentos de destaque foi a Outorga da Medalha Coronel Manoel Soares Couto, instituída em 2019, para homenagear militares, civis e entidades que se destacaram no fortalecimento dos serviços do IPSM. O nome da honraria é uma homenagem ao primeiro Diretor-Geral do Instituto, Coronel Manoel Soares do Couto, e simboliza o reconhecimento àqueles que, com ética, dedicação e seriedade, contribuem para o engrandecimento do IPSM.

Este ano, as senhoras Eraldina Tita da Silva (104 anos), viúva de um policial militar, e Grazielle Gomes de Paula (50 anos), viúva de um bombeiro militar, foram agraciadas com a Medalha, representando o respeito e a deferência do IPSM por seus pensionistas.

Discursos que marcaram a Solenidade

O Cel PM Marcelo Ramos de Oliveira, Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), destacou os desafios enfrentados pela instituição na entrega de serviços de saúde com qualidade: "Trabalhamos muito em qualquer função, mas o principal desafio é lidar com as dores e problemas, e trazer soluções. Os colaboradores do IPSM têm apoiado nesse desafio. Então, nos 113 anos do IPSM, os parabéns são para os membros do Instituto, os integrantes que fazem o dia a dia da Família Policial e Bombeiro Militar ser melhor", afirmou o Coronel, ressaltando a importância da equipe.

Em seguida, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Cel BM Erlon Dias do Nascimento Botelho, frisou o valor do acolhimento, que faz parte da história do IPSM desde 1911: "Duas palavras: acolhimento e patrimônio. O acolhimento define o IPSM desde 1911, desde a ideia do grupo de sargentos que o criou, e nos acompanha até hoje. Patrimônio é tudo o que tem valor e, sem sombra de dúvidas, o IPSM é e sempre será o nosso patrimônio. Assim como cuidamos da nossa vida, dos nossos bens e da nossa saúde, também temos que proteger o IPSM. Tem sido momentos difíceis, mas não vamos arredar o pé para qualquer obstáculo. Caminhemos juntos para que cada vez mais o nosso Instituto esteja sólido, sustentável e acolhedor", disse o Comandante, reafirmando o compromisso de todos com o IPSM.

Foto3 Foto5

Por fim, o Diretor-Geral do IPSM, Cel PM QOR Rodrigo de Faria Mendes, destacou que cada decisão tomada pela instituição visa assegurar um futuro sustentável e próspero, tanto para o Instituto quanto para seus beneficiários: "Nossa equipe de valorosos colaboradores, cada um com sua dedicação, empenho e competência, é essencial para que o Instituto continue cumprindo o seu papel com excelência. É por isso que o nosso slogan de 2024 traz a expressão: 'O acolhimento nos une'. O acolhimento está no centro de todas as nossas ações, refletindo o cuidado que temos com cada segurado, pensionista e seus dependentes. E é essa união que tem nos fortalecido ao longo desses 113 anos", concluiu.

A celebração em si foi um momento de renovação do compromisso do IPSM com a saúde, previdência e proteção social da Família Militar Mineira, evidenciando a importância de preservar as tradições e valores que sustentam o Instituto há mais de um século.

E, ao final do evento, o quarteto da Orquestra Sinfônica da PMMG, que acompanhou toda a Solenidade, brindou o IPSM e os agraciados, tocando "Parabéns para você".

Foto9 Foto6

História do IPSM e lançamento do vídeo comemorativo
Fundado em 1911, o Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) foi idealizado por um grupo de sargentos, com o objetivo de garantir amparo e cuidado à Família Militar Mineira. Desde sua criação, o acolhimento tem sido o pilar central do Instituto, que se consolidou como uma referência em previdência e saúde para policiais e bombeiros militares.

Ao longo dos seus 113 anos, o IPSM enfrentou muitos desafios, mas sempre se manteve firme no propósito de cuidar de seus segurados, pensionistas e dependentes.

Durante a Solenidade de Aniversário, foi lançado um vídeo institucional que celebra essa trajetória de acolhimento. A produção ressalta os serviços prestados pelo IPSM e o atendimento ofertado aos beneficiários, destacando o compromisso da instituição em oferecer cuidado e suporte. Clique aqui e veja nosso vídeo comemorativo pelos 113 anos do IPSM.

Foto7 Foto 8

Data: 23/09/2024 11:34:35