Voce está aqui: Página Inicial > Notícia
Notícias
Diretoria Técnica do Hospital Militar reúne-se no IPSM

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) recebeu, no dia 08 de agosto de 2024, em seu auditório, a equipe da Diretoria Técnica do Hospital da Polícia Militar (HPM).

O objetivo foi alinhar e potencializar as ações de assistência à saúde, atualizar e promover conhecimentos sobre o IPSM e além de apresentar o papel estratégico do HPM no Sistema de Saúde PMMG/CBMMG/IPSM (SiSau).

Participaram do encontro as seguintes autoridades:

- Diretor-Geral do IPSM (Cel PM QOR Faria);

- Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do IPSM (Cel PM QOR Evair);

- Diretor de Previdência do IPSM (Cel BM QOR Sérgio Ferreira);

- Diretor de Saúde do IPSM (Cel PM QOR André Luis);

- Diretora de Saúde da PMMG (Cel PM Cleide); e

- Diretor-Geral do HPM (Ten Cel PM Marques).

Durante a abertura da reunião, a Diretora de Saúde da PMMG (Cel PM Cleide) e o Diretor-Geral do HPM (Ten Cel PM Marques) agradeceram a receptividade e acolhida do IPSM, reforçando o propósito de todos os presentes em servir à Família Militar Mineira.

O Diretor de Saúde do IPSM (Cel PM QOR André Luis), que também foi Diretor-Geral do HPM, entre 2017 e 2018, aproveitou a oportunidade para destacar a importância de, agora, participar desses tipos de reuniões para modular processos e contribuir de outras formas com o SiSau, sob a lógica prospectiva do Sistema.

Em seguida, o Diretor Técnico do HPM (Ten Cel QOS Gláucio) apresentou informações sobre a dinâmica hospitalar e os serviços prestados, dando destaque para a rotina de trabalho, áreas de alta complexidade e atividades especializadas. Depois, ele também falou sobre as expectativas para os próximos anos, indicando as áreas que precisam de mais atenção, como: infraestrutura, sistemas e certificações. "Somos excelentes no que fazemos todos os dias. Temos profissionais excelentes, que executam serviços de ponta, mas precisamos buscar a excelência do nosso Hospital", concluiu o Diretor Técnico.

Na sequência, o Diretor-Geral do IPSM (Cel PM QOR Faria) realizou uma explicação sobre o Instituto, expondo pontos importantes do nosso Sistema de Proteção Social, estrutura e custeio de benefícios. "Precisamos desmistificar alguns conceitos e ideias que nossos beneficiários têm do IPSM. O Instituto é nosso e temos que protegê-lo, cuidando para que permaneça forte e hígido. Nós contribuímos para a manutenção de um Sistema que acolhe a Família Militar Mineira. Essa Família é a razão de ser do IPSM e não podemos perdê-la de vista", afirmou o Diretor-Geral, reforçando que a autarquia tem buscado manter a qualidade dos serviços prestados e está em dia com todas as suas obrigações.

Encerrando a reunião, o Assessor Médico do IPSM (Dr Sérgio), abordou o tema verticalização em saúde e como esse processo pode contribuir para a sustentabilidade do SISAU.

Verticalizar em saúde significa criar serviços próprios de assistência à saúde, mediante investimento em estrutura e organização de processos, garantindo facilidade de acesso aos serviços de saúde, com qualidade e vinculação do paciente. A verticalização permite também o melhor acompanhamento dos pacientes, montagem de linhas de cuidado, controle de custos e acompanhamento da sinistralidade.

O Dr. Sérgio explicou que, "segundo estudiosos no assunto, a verticalização tem como princípio a oferta de serviços melhores que os prestados pela rede credenciada. No IPSM, contamos com a assistência prestada no HPM, NAIS e Centro Odontológico, que compõem a rede orgânica. Assim sendo, e considerando a vantagem da existência desta rede própria, podemos estudar a ampliação destes serviços, mediante análise das vantagens específicas de cada especialidade", concluiu.

Confira fotos do evento:

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Data: 12/08/2024 15:24:37


Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais - IPSM
Rua Paraíba, 576 - Savassi - Belo Horizonte / MG - CEP: 30130-141
Telefone: (31)3269-2000 - Horário de Atendimento: 08:00 às 17:00 hs