Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Pagamento de Auxílio-Funeral
Pagamento de Auxílio-Funeral

O auxílio-funeral reembolsa o responsável pelo pagamento das despesas com o serviço funeral do segurado do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM) e dos dependentes regularmente inscritos como seu beneficiário. Para solicitar o auxílio-funeral, o interessado deve dirigir-se a uma das unidades de atendimento listadas abaixo, levando a documentação necessária para a prestação do serviço.

O requerimento em formulário padrão pode ser obtido no sítio do IPSM, clicando-se no link abaixo, ou retirado na própria unidade de atendimento. O IPSM considera como limite máximo do reembolso o valor equivalente a 75% da remuneração básica de um soldado de primeira classe. Só terá acesso a esse benefício o segurado que tiver cumprido um período de carência de 12 contribuições mensais e consecutivas. Essa carência só não será exigida em caso de falecimento do próprio segurado na execução de sua atividade militar.

Será necessário apresentar a primeira via da nota fiscal quitada da funerária, com o carimbo “recebemos”, emitida em nome do executor das despesas.

Documentos Necessários:

  • Requerimento apresentado em formulário padrão;
  • 1º Via da nota fiscal da funerária quitada;
  • Certidão de Óbito do segurado ou de seu beneficiário.

Links:

IPSM - Instituto de Previdência dos Servidores
Militares do Estado de Minas Gerais
Rua Paraíba, 576 - Savassi
CEP: 30130-141
Belo Horizonte - MG
Telefone: (31)3269-2000