Voce está aqui: Página Inicial > Notícia
Notícias
 
IPSM realiza solenidade de Aniversário de 110 da autarquia e de outorga da Medalha Manoel Sores do Couto

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 19 de outubro de 2021, na Academia da Polícia Militar, a Solenidade Comemorativa do Aniversário de 110 anos do IPSM e Outorga da Medalha Manoel Sores do Couto. O evento contou com a presença da Diretoria do IPSM, do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Cel Rodrigo Sousa Rodrigues, e do Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho, representando o Comando-Geral do CBMMG. A cerimônia foi restrita, em conformidade com os protocolos de segurança sanitária.

As origens históricas do IPSM remontam ao ano de 1903, quando esboçaram-se tentativas de organizar uma sociedade de amparo à família dos militares do estado de Minas Gerais. O falecimento de um oficial ou praça significava a dificuldade financeira para sua família, já que naquela época dificilmente a mulher estava inserida no mercado de trabalho e dependiam geralmente do salário do marido militar. Afinal, a 19 de setembro de 1911, foi sancionada a Lei Nº 565 que instituiu a “Caixa Beneficente da Força Pública de Minas Gerais”.

Como forma de preservar e cultuar as tradições e os valores que sustentam a longevidade das instituições em Minas Gerais e homenagear militares, civis e entidades, foi instituída, em 2019, a “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto”, assim nomeada em deferência ao primeiro Diretor-Geral do IPSM. A “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto” é destinada a condecorar personalidades militares e civis e instituições que contribuam de maneira ímpar para o engrandecimento do IPSM e se destacam, quer seja pela responsabilidade, ética, dedicação e seriedade, valores indissociáveis, convergentes e que se complementam para a obtenção de objetivos individuais e institucionais, com que atuam e participam do cotidiano do IPSM.

Neste ano de 2021, quando o Instituto completou 110 anos, foram homenageadas 96 personalidades. O Diretor-Geral do IPSM, Cel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos, paraninfo dos agraciados, destacou a importância da autarquia: “O IPSM tem demonstrado um grande potencial de acolhimento, apoio e sustentação, permitindo que nossas corporações possam prestar os seus serviços à sociedade mineira. Para nós, é uma grande responsabilidade dar a atenção necessária àqueles encarregados de apagar o fogo, salvar vidas, e aqueles responsáveis por combater a guerra cotidiana. Responsabilidade revestida de muita satisfação e de muito amor pelo que fazemos no Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais”.

O Coronel Vinícius relembrou ainda todos aqueles que passaram pelo IPSM “e colocaram seu tijolo, fazendo com que essa instituição se tornasse tão grandiosa quanto as instituições às quais prestamos os nossos serviços”, concluiu o Diretor.

Hoje, também foi comemorado o Dia do Pensionista do IPSM. A senhora Maria Alda, pensionista do Instituto, foi agraciada com a Medalha Manoel Sores do Couto e recebeu das mãos do nosso Diretor, um arranjo de flores, simbolizando nossa deferência e respeito.

Antes do encerramento da Solenidade, aconteceu o lançamento oficial do Planejamento Estratégico do IPSM para o biênio 2022-2023. O Coronel Vinícius entregou a versão impressa do E-book aos representantes do Comando-Geral da Polícia e Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

Data: 19/10/2021


Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais - IPSM
Rua Paraíba, 576 - Savassi - Belo Horizonte / MG - CEP: 30130-141
Telefone: (31)3269-2000 - Horário de Atendimento: 08:00 às 17:30 hs