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Dúvidas

Como realizar exclusão de dependentes na condição de ESPOSA?

Para a exclusão de dependentes na condição de ESPOSA deverá apresentar os seguintes documentos no IPSM;
- Cópia da Certidão de casamento com a averbação do divórcio ou separação judicial;
- Cartão e carteira de beneficiário.
Comparecer ao IPSM em Belo Horizonte ou na unidade de apoio, caso resida no interior de MG.

Como realizar a inclusão da esposa?

Para a inclusão de sua esposa, basta compareça à sede do IPSM em BH portando cópia dos seguintes documentos:
- Certidão de casamento;
- CPF;
- RG;
- Foto 3X4 da esposa.

Como realizar a sindicância administrativa para a inscrição de companheiro(a)?

 É necessário os documentos e processos obrigatórios a seguir:
- Requerimento de Inscrição de Dependente (padrão);
- Certidão de Nascimento, ou/Casamento com a averbação da separação judicial, divórcio e óbito, com data de expedição recente (até 90 dias) e autenticada, em nome do (a)  sindicado(a);
- Certidão de Nascimento, ou/Casamento com a averbação da separação judicial, divórcio e óbito, com data de expedição recente (até 90 dias) e autenticada em nome do (a) segurado(a;)  
- Certidão de Nascimento de filho comum, se houver;
- Escritura pública de União Estável;
- Comprovação da união estável sob o mesmo teto (contas de água/ luz/telefone, e correspondência comercial)
- Cópia de documento de identidade e CPF;
-Requerimento de exclusão do (a) ex-esposo (a), se for o caso;
-Quando o (a) sindicado (a) tiver idade superior a 16 (dezesseis) anos e inferior a 18 (dezoito), anos deverá apresentar a autorização dos seus genitores e/ou representante legal com reconhecimento de firma;
- Indicação de 03 (três) testemunhas que não tenha parentesco com os envolvidos, para atestar a união estável do casal.
Destacamos que a partir do dia 2 de maio de 2017, só serão aceitos os processos que constarem toda a documentação necessária para a inclusão de dependentes, conforme exposto acima.

Como funciona o atendimento fora do estado?

O Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM, somente possui credenciados dentro do estado de Minas Gerais e conforme prevê o Plano de Assistência à Saúde, não contempla atendimento eletivo fora da sua rede de credenciados, a não ser em situação de urgência e emergência comprovada através de relatório médico circunstanciado. O pagamento será realizado através de reembolso, mediante apresentação do relatório médico e notas fiscais.

Como ter acesso aos contracheques de pensionistas?

Os contracheques estão disponíveis através dos terminais eletrônicos do Banco do Brasil, sendo a obtenção do mesmo um procedimento bem simples basta seguir essas indicações no terminal:
1. Outras opções;
2. Saldo – Extrato – Comprovante;
3. Matrícula com 9 dígitos (matrícula);
4. Mês e Ano do contracheque desejado.
Outra opção é emitir o contracheque pelo site do IPSM, através do serviço "Emissão do contracheque", em Serviços -> Pensionistas.

Como realizar consulta a rede credenciada?

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) oferece, para consulta, as seguintes informações: - Clínicas, hospitais e farmácias da rede credenciada e contratada, com seus respectivos endereços e telefones; - Procedimentos médicos, psicológicos e odontológicos contratados pelo credenciado; - Relação dos profissionais da rede contratada (Corpo Clínico), contendo os locais de atendimento dos profissionais de saúde. Para realizar a consulta desejada basta acessar o serviço Consulta à rede credenciada e contratada, em Serviços -> Saúde.

Como realizar a alteração de endereço dos pensionistas?

Para alteração de endereço, e necessário enviar solicitação assinada pelo titular, anexando uma das cópias: conta de água, luz ou telefone. Enviar também uma cópia do cartão.
Endereço para envio do documento: Instituto de Previdência dos Servidores Militares
Rua Paraíba, 576 Bairro Funcionários.
Cidade: Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 30.130-140
Setor: Serviço de Administração de Pensão e Outros Benefícios – SAPOB

Como acessar o Demonstrativo de Participação na Assistência à Saúde – DPAS?

O DPAS relaciona todas as consultas, exames e outros procedimentos médicos que o segurado e seus beneficiários realizaram ao longo dos últimos SEIS meses nos hospitais e clínicas da rede orgânica (Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais) e credenciada do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM). A consulta ao DPAS é feita via internet, através do serviço "Consulta ao demonstrativo de utilização da assistência à saúde - DPAS", em Serviços -> Saúde.

Como ter acesso ao código identificador para emissão do contracheques e demonstrativos?

O código identificador é gerado automaticamente para os pensionistas e enviado junto a cartilha, porém caso ocorra perda do código, para solicitar o código novamente basta entrar em contato via fale conosco ou pessoalmente na sede do IPSM. Para solicitar é necessário ter os seguintes documentos:
- Nome completo.
- Número de matricula (9 dígitos) ou CPF.

IPSM - Instituto de Previdência dos Servidores
Militares do Estado de Minas Gerais
Rua Paraíba, 576 - Savassi
CEP: 30130-141
Belo Horizonte - MG
Telefone: (31)3269-2000