Novo serviço disponível no Portal do Beneficiário: exclusão de dependente

23/09/2022

Para simplificar cada vez mais os processos, agora, o serviço de exclusão de dependentes pode ser realizado inteiramente online. Segurados e pensionistas já possuem acesso ao serviço diretamente no Portal do Beneficiário, onde podem solicitar a exclusão de forma online. É só acessar o Portal, escolher o serviço, informar o dependente, inserir os dados e documentos necessários e pronto! A exclusão já foi solicitada.

O sistema permite solicitar a exclusão de:

  • Filho(a);
  • Enteado(a);
  • Esposo(a);
  • Companheiro(a);
  • Pai;
  • Mãe.

Não estão disponíveis para exclusão online:

  • Irmão(ã);
  • Tutelado(a);
  • Curatelado(a);
  • Ex-Companheira(o);
  • Ex-Esposo(a).

Para esses tipos de dependentes, entre em contato com o IPSM para solicitar a exclusão.

Como parte da modernização dos serviços, a partir de novembro de 2022, só serão aceitas requisições de exclusão de dependentes via Portal do Beneficiário.

Para entender melhor esse processo, acesse aqui "Guia de exclusão de dependentes".

Outros serviços estão sendo ofertados online: Inclusão/Renovação de Dependentes

Mais Notícias

01/04/2026

Campanha Abril Azul promove informação e compreensão!

O Abril Azul é um período dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade, combater preconceitos e fortalecer a inclusão.

Leia mais →
13/03/2026

IPSM promove ação interna de saúde sobre "A Importância do Cuidado com os Rins"

Na tarde do dia 10 de março de 2026, os colaboradores do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) participaram de uma palestra ministrada pelo Dr. Marcelo Ribeiro Bastos, médico da NefroClínicas BH - Clínica de Nefrologia.

Leia mais →
05/03/2026

Dia Internacional da Mulher - 2026

Ser mulher é resistir, cuidar, liderar, transformar e recomeçar, muitas vezes tudo no mesmo dia. Parabéns a você, mulher!

Leia mais →
13/02/2026

Pontos Facultativos: Celebração do carnaval

Devido às comemorações do Carnaval, informamos que não haverá expediente administrativo no IPSM, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026.

Leia mais →