Instruções para solicitação de Acomodação Especial

19/09/2016

Conforme Ofício emitido pela Diretoria de Saúde do IPSM, informamos que a autorização inicial e as prorrogações relativas à acomodação especial/apartamento são avaliadas, presencialmente, mediante requerimento formulado pelo segurado/pensionista ou seu represente legal. O requerimento deve ser entregue na sede do IPSM, em horário comercial - para moradores da RMBH - ou na unidade em que o beneficiário estiver vinculado, no caso de cidades do Interior do Estado.

Nas regiões onde o Sistema Integrado de Gestão da Assistência á Saúde (SIGAS) estiver em operação, é possível realizar solicitações de autorização inicial relativas à acomodação especial/apartamento fora do horário comercial (entre 18h00min as 8h00min, finais de semana e feriados). Nesses casos, as solicitações são avaliadas pela Central de Atendimento do IPSM, tendo como concessão máxima até 5 (cinco) diárias.

Para deliberação quanto à autorização, o prestador deve encaminhar a seguinte documentação:

1 - Formulário de solicitação de acomodação especial/ apartamento, preenchido e assinado pelo titular/pensionista ou seu representante legal devidamente comprovado. O formulário está disponibilizado no site do IPSM, em Institucional / Formulários ou clique aqui para acessar o link direto.

2 - Cópia do último demonstrativo de pagamento do segurado/pensionista;

3 - Cópia do documento de identificação oficial do solicitante.

O formulário e toda a documentação devem ser enviados pelo prestador para o email: supervisaocentral@ipsm.gov.br ou pelo fax: (31) 3269-2111, devendo em seguida ser realizado contato através dos telefones 4005.1500 ou 0800.940.2006 para confirmação do recebimento da documentação.

Havendo necessidade de prorrogação das diárias, o segurado/pensionista ou seu represente legal deve comparecer à sede do IPSM (no caso de beneficiários da RMBH) ou na unidade onde o beneficiário estiver vinculado (para beneficiários do interior do Estado), com cópia da autorização inicial, concedida pela Central de Atendimento, para avaliação quanto à viabilidade de prorrogação.

Mais Notícias

01/04/2026

Campanha Abril Azul promove informação e compreensão!

O Abril Azul é um período dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade, combater preconceitos e fortalecer a inclusão.

Leia mais →
13/03/2026

IPSM promove ação interna de saúde sobre "A Importância do Cuidado com os Rins"

Na tarde do dia 10 de março de 2026, os colaboradores do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) participaram de uma palestra ministrada pelo Dr. Marcelo Ribeiro Bastos, médico da NefroClínicas BH - Clínica de Nefrologia.

Leia mais →
05/03/2026

Dia Internacional da Mulher - 2026

Ser mulher é resistir, cuidar, liderar, transformar e recomeçar, muitas vezes tudo no mesmo dia. Parabéns a você, mulher!

Leia mais →
13/02/2026

Pontos Facultativos: Celebração do carnaval

Devido às comemorações do Carnaval, informamos que não haverá expediente administrativo no IPSM, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026.

Leia mais →