Medalha Coronel Fulgêncio de Souza Santos

02/06/2016

Na próxima terça-feira (7), abrindo as comemorações da “Semana da Polícia Militar”, a União dos Militares do Estado de Minas Gerais realiza a solenidade de agraciamento com a Medalha do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”. Entre os agraciados com a Medalha estão o Diretor Geral do IPSM, Cel PM QOR Márcio dos Santos Cassavari, e a Assistente Social Mariângela Ribeiro da Silva, servidora do Instituto há 38 anos

A comenda foi criada pelo Decreto 24.973, de 26 de setembro de 1985, do Governo Estadual, sendo anualmente entregue no dia do Pessoal da Reserva e Reformado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. O objetivo é agraciar participantes da Revolução de 1932, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares do Estado de Minas Gerais.

O patrono desta condecoração, Coronel Fulgêncio de Souza Santos, nasceu em Januária (norte mineiro) no dia 1º de janeiro de 1896 e entrou na PM aos 16 anos. A carreira do Cel Fulgêncio se destacou pela serenidade, lealdade e destemor. Ao ser deflagrada a Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho, ele partiu para o sul do Estado no comando do 7º Batalhão para combater a revolta. Foi neste combate, sob o frio intenso da Serra da Mantiqueira e o fogo incessante das armas, que o grande líder tombou-se frente a tropa no dia 30 de julho, ao ser atingido por uma bala de fuzil.

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares parabeniza a UMMG pela iniciativa, bem como a PMMG pelos 241 anos de atuação em prol da ordem, segurança e liberdade dos cidadãos mineiros.

Abertura da “Semana da Polícia Militar”

Local: Academia de Polícia Militar (APM)
Rua Diábase, 320 - Prado - B. Hte – MG

Dia: 7 de junho de 2016

Hora: 8h - Culto Ecumênico
10h - Solenidade de Agraciamento

Traje: Civis - Passeio Completo
Militares - A-2 ou correspondente, para Oficiais, Subtenentes e Sargentos. C-1 com quepe, para Cabos e Soldados.

Mais Notícias

01/04/2026

Campanha Abril Azul promove informação e compreensão!

O Abril Azul é um período dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade, combater preconceitos e fortalecer a inclusão.

Leia mais →
13/03/2026

IPSM promove ação interna de saúde sobre "A Importância do Cuidado com os Rins"

Na tarde do dia 10 de março de 2026, os colaboradores do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) participaram de uma palestra ministrada pelo Dr. Marcelo Ribeiro Bastos, médico da NefroClínicas BH - Clínica de Nefrologia.

Leia mais →
05/03/2026

Dia Internacional da Mulher - 2026

Ser mulher é resistir, cuidar, liderar, transformar e recomeçar, muitas vezes tudo no mesmo dia. Parabéns a você, mulher!

Leia mais →
13/02/2026

Pontos Facultativos: Celebração do carnaval

Devido às comemorações do Carnaval, informamos que não haverá expediente administrativo no IPSM, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026.

Leia mais →