INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19

Diante da situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 30 de janeiro de 2020, e de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional declarada pelo Ministério da Saúde em 3 de fevereiro de 2020, referente ao surto da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), o IPSM presta os seguintes informes e orientações:

Os nossos beneficiários que apresentarem sintomas poderão realizar os exames para detectar o COVID-19 na nossa Rede Credenciada, informamos que iremos atualizar diariamente a listagem para que possamos atender o maior número de beneficiários possível que estejam no grupo de risco ou com sintomas da doença.

PRESTADOR CIDADE
IRMANDADE N S DA SAUDE UBA
SOC EDU UBERABENSE - HOSPITAL MÁRIO PALMÉRIO UBERABA
LABORATÓRIO SABIN UBERLÂNDIA

O HPM disponibilizou uma linha direta para que sejam sanadas as dúvidas sobre o novo Coronavírus (COVID19). A central funcionará de 08h00min às 18h00min de Segunda à Sexta-Feira. O telefone é (31)3071-5352.

Nas cidades não relacionadas o beneficiário poderá solicitar o reembolso do exame através da Deliberação de Saúde nº 52/2017, o reembolso ocorre quando o procedimento for realizado em caráter de URGÊNCIA ou EMERGÊNCIA, em pronto atendimento, em localidades nas quais não existam prestadores contratados para tal. Para procedimentos ELETIVOS é necessária a autorização prévia de Assistência Especial à Saúde- AES.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
-No caso de consultas/exames;
• Recibo/Nota fiscal de todos os pagamentos realizados;
• Relatório médico circunstanciado;
• Conta com valores detalhados das despesas;
• Para exames, anexar o pedido médico solicitando o exame;
• Requerimento do reembolso preenchido e assinado pelo solicitante;
• Para solicitações com origem no interior, parecer do supervisor de saúde/chefe do NAIS e do coordenador regional.

Para procedimentos ELETIVOS pré-autorizados como AES
• Ofício de pré-autorização de AES
• Nota fiscal ou recibo assinado e carimbado;
• Relatório médico/odontológico circunstanciado;
• Requerimento do reembolso preenchido e assinado pelo solicitante.

O Ministério da Saúde criou em seu portal conteúdo exclusivo para disseminação de informações atualizadas sobre o Coronavírus (https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus). Essas informações também podem ser acessadas pelo portal da ANS, onde um banner na página inicial direciona o usuário diretamente para essa área do site do Ministério da Saúde. Também com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre o tema, foi desenvolvido um aplicativo para aparelhos móveis como plataforma oficial com dicas, informações e notícias sobre a Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19), disponível para download em IOS e Android:

iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

A fim de esclarecer e alertar a população sobre Fake News, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para que qualquer cidadão possa enviar mensagens com imagens ou textos que tenha recebido sobre o Coronavírus e confirmar se a informação procede. O número é (61) 99289-4640.

Saiba os sintomas, o meio de transmissão e como prevenir o contágio da doença?

O engajamento de todos é de suma importância para o esclarecimento da população, a prevenção do contágio e o combate à doença.

Certos de sua colaboração, agradecemos e pedimos que compartilhem a informação com amigos e familiares.

Data: 17/03/2020

O CARTÃO DIGITAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO APLICATIVO DO IPSM
Obs: O cartão digital pode ser utilizado no lugar do cartão físico

Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais - IPSM