INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Paraíba, 576 - Funcionários - Fone 269-2000 - Fax 269-2002 - C.Postal 1605 - CEP 30130 -140 - Belo Horizonte/MG
Site: www.ipsm.mg.gov.br
 

Imprimir
Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2019

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM), em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), deu início nessa segunda-feira, 1º de abril, à Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2019.

A exemplo de anos anteriores, a Campanha do SISAU pretende complementar a Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde, que não contempla todos os beneficiários do Sistema.

Com vistas à prevenção da gripe e de outras doenças decorrentes, durante a Campanha do SISAU de Vacinação Contra Gripe será disponibilizada aos seus beneficiários a vacina trivalente (vírus influenza A/Michigan/45/2015 (HIN1) pdm09; - vírus influenza A/Switzerland/8060/2017 (1-13N2); e - vírus influenza 13/Colorado/06/20 17 (linhagem 13/Victoria/2/87), conforme determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da Resolução - RE nº 2.714  de 04 de outubro de 2018, que dispõe sobre a composição da vacina Influenza a serem utilizadas no Brasil no ano de 2019.

A vacinação dos beneficiários do SISAU ocorrerá no período de 01/04 a 31/05/2019, em todo o Estado, nos postos a serem instalados nas Unidades da PMMG e do CBMMG, sendo que no HPM ocorrerá no período de 02 de abril a 31 de maio. A vacina será considerada como assistência básica, com ônus integral para o IPSM no caso do público logístico (militares da ativa, reserva e reformados); com ônus de 75% para o IPSM e 25% para o segurado, no caso do público previdenciário (dependentes, pensionistas e funcionários civis contribuintes com o IPSM), e com ônus de 100% para os demais servidores civis. Os beneficiários podem entrar em contato com os seus respectivos NAIS, para se informarem da data de início da vacinação em suas cidades. Os postos fixos de vacinação no HPM, NAIS de Barbacena, NAIS de Uberlândia e NAIS de Juiz de Fora realizarão o ato vacinal durante todo o período da campanha. Abaixo, a relação dos Postos de Vacinação na RMBH e no interior do Estado.

Os servidores civis que atuam nas Instituições Militares Estaduais (IME) ou IPSM que desejarem, poderão ser vacinados, desde que haja disponibilidade da vacina e ocorra o seu pagamento através do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível no endereço eletrônico: www.ipsm.mg.gov.br, no link disponível no link “Serviços” > “Saúde” > “Emitir  DAE para a Campanha de Vacinação 2019”, no valor de custo da dose de R$ 27,46.

Os beneficiários do SISAU que preencherem critérios para grupos prioritários de vacinação, definidos pelo Ministério da Saúde, conforme detalhado abaixo, deverão ser vacinados, preferencialmente, nos Postos Públicos de Saúde:

  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
  • Crianças de 06 (seis) meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade;
  • Gestantes;
  • Puérpuras, mulheres no período de até 45 (quarenta e cinco) dias pós-parto, e deverão apresentar documento que comprovem a gestação;
  • Professores;
  • Povos indígenas;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, com prescrição médica;

Nos postos de saúde as vacinas serão iniciadas no dia 15 de abril para crianças, gestantes e puérpera. No dia 22 de abril terá início a vacinação dos demais grupos prioritários. Informações mais detalhadas podem ser obtidas nos postos de saúde próximos à residência dos interessados, bem como nas secretarias municipais de saúde.

Postos de Vacinação Contra Gripe / 2019 na RMBH – clique aqui.

Postos de Vacinação no Estado e Distribuição de Vacinas – clique aqui.

Data: 03/04/2019