INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Paraíba, 576 - Funcionários - Fone 269-2000 - Fax 269-2002 - C.Postal 1605 - CEP 30130 -140 - Belo Horizonte/MG
Site: www.ipsm.mg.gov.br

IPSM conclui implantação do SIGAS

Sistema foi implantado em todas as regiões do Estado de Minas Gerais

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares concluiu neste mês de novembro, a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde (SIGAS). Desenvolvido através de uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE), o Sistema foi implantado em toda a rede credenciada e orgânica do Sistema de Saúde da PMMG-CBMMG-IPSM (SISAU).

A implantação ocorreu de forma gradativa, através de visitas in-loco de equipes do Setor de Relacionamento do IPSM, com a finalidade de capacitar os operadores na utilização do Sistema e oferecendo suporte para eventuais dúvidas e manutenções. Dessa forma, o SIGAS permite a otimização das ações que envolvem autorização de procedimento e processamento de contas, bem como propicia uma gestão mais apurada das despesas de saúde.

Instituído pela Resolução Conjunta de Saúde nº 51/2008, o SIGAS é um sistema operacional informatizado, com a utilização de um software que registra as autorizações dos procedimentos em tempo real, facilitando o acesso dos beneficiários aos procedimentos do SISAU sem a necessidade de deslocar-se até as Gerências Regionais de Saúde (GRS).

Com o SIGAS, os atendimentos aos beneficiários do SISAU são registrados e avaliados pela Central de Atendimento, que funciona ininterruptamente. Após o registro dos atendimentos, os prestadores de serviços geram a fatura e as unidades do IPSM realizam a revisão técnica/administrativa. Posteriormente, as contas são enviadas para processamento, sem a necessidade de digitação.

A implantação do Sistema em toda a rede credenciada e orgânica representa um grande avanço para o IPSM, no que diz respeito à eficiência do atendimento e ao melhor controle das despesas de saúde. As manutenções evolutivas no SIGAS serão mantidas, a fim de melhorar e ampliar suas funcionalidades.

Data: 22/11/2018