INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Paraíba, 576 - Funcionários - Fone 269-2000 - Fax 269-2002 - C.Postal 1605 - CEP 30130 -140 - Belo Horizonte/MG
Site: www.ipsm.mg.gov.br
 

Imprimir
Uso da Rede Orgânica representa economia

A prestação da Assistência à Saúde pelo Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais tem como suporte o convênio de cooperação entre as instituições PMMG, CBMMG e IPSM. Constituído pelas redes Orgânica e Credenciada, o Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM (Sisau) existe para garantir o bem-estar e qualidade de vida da Família Militar Mineira.

No entanto, a Rede Orgânica possui algumas vantagens. Ao utilizar a Rede Orgânica, por exemplo, as despesas com assistência à saúde ficam mais baratas para o beneficiário e para o Sistema, reduzindo gastos com procedimentos e também custos operacionais. Apresentamos abaixo, dados de procedimentos oncológicos em 2017, nas redes Orgânica e Credenciada, para exemplificar essa situação:

Gráfico 1 – Procedimentos Oncológicos 2017: quantidade de procedimentos e valores processados nas redes orgânica e credenciada.

Se compararmos a quantidade de procedimentos realizados no HPM (Rede Orgânica) e nos demais hospitais de Belo Horizonte (Rede Credenciada), o número é praticamente o mesmo. Foram realizados apenas 189 procedimentos a mais na Rede Credenciada da capital, comparado à Rede Orgânica. Ocorre que, se compararmos o valor pago pelos procedimentos, vamos encontrar uma diferença de R$5.771.898,05. Ou seja, o custo dos procedimentos na Rede Credenciada é aproximadamente 350% mais caro.

Os atendimentos no HPM correspondem a 27% do número total, a um custo que não chega a 10 % do valor aplicado em pagamentos de oncologia para 2017. Já os procedimentos na Rede Credenciada de BH equivalem a 30 % do total, a um custo de 40% do valor aplicado em pagamentos de oncologia para 2017. Essa comparação permite identificar o quanto o uso da Rede Credenciada pode ser oneroso para o Sistema. Verifique abaixo:

Gráfico 2 – Procedimentos Oncológicos 2017: porcentagem de atendimentos/procedimentos realizados.

Gráfico 3 – Procedimentos Oncológicos 2017: porcentagem do valor aplicado de acordo com o número de procedimentos realizados.

O fortalecimento da Rede Orgânica é um dos principais objetivos da atual gestão do IPSM. Consultando, fazendo exames ou cirurgias na Rede Orgânica, você contribui para a sua saúde financeira e para a sustentabilidade do nosso IPSM. O Sisau é de todos nós e deve ser utilizado de forma racional, ética e responsável.

Data: 08/02/2018